Atitudes para se tornar um profissional top five


Untitled-1Muitos profissionais questionam o porquê de seus esforços não refletirem proporcionalmente em resultados de excelência na carreira. Não importa quantas noites em claro e fins de semana no escritório, o sucesso e a satisfação parecem inalcançáveis.

Mas o consultor e executivo Sérgio Mena Barreto propõe uma saída criativa para reverter esse cenário no livro Top Five – Cinco atitudes que podem mudar sua vida e alavancar sua carreira, que vai muito além de apresentar soluções mágicas e traz ferramentas para que o leitor busque essa resposta.

Ao estudar os perfis de diversos profissionais com quem conviveu em mais de 25 anos, o autor partiu da premissa de que 95% deles estão insatisfeitos com aquilo que conquistaram, mesmo tendo ocupação qualificada e remuneração razoável. Os outros 5%, porém, destacaram-se na multidão e continuam a almejar novos desafios, mesmo diante de adversidades como a infância pobre e a formação escolar deficitária.

“Desenvolvi o estranho hábito de registrar, num arquivo pessoal, todas as pessoas que conheci e que me pareciam promissoras. Depois acrescentei ao arquivo registros de entrevistas e conversas informais com grandes executivos, empreendedores e profissionais bem sucedidos ao longo desses anos, em busca de comportamentos ou atitudes que me levassem a um padrão. Classifiquei esse grupo especial como Top Five e identifiquei nele características peculiares que levaram esses executivos a fazerem a diferença no mundo corporativo”, conta.

Com essas informações, Barreto conclui que é possível atingir o status Top Five a partir de cinco atitudes – assumir o controle; gerenciar a energia, conectar-se com maestria, fazer acontecer e reinventar-se sempre. E para seguir esses princípios, propõe 30 ações de alto impacto e uma gama de exercícios voltados à autoavaliação e planejamento da carreira.

“A ideia é estimular o leitor a entender suas forças e vulnerabilidades, de maneira a encontrar o equilíbrio necessário para avançar profissionalmente. Muitos deixam-se levar pelo curso natural da vida e passam a ocupar uma prisão invisível, alimentando a ilusão de que nada precisa mudar e de que basta cumprir uma única atividade por toda a vida”, observa.

Tabelas e gráficos também integram a obra e um deles propõe a divisão da vida em 15 ciclos, incentivando a manter uma curva crescente a cada sete anos. É quando o livro toma um caráter ainda mais íntimo, mas de forma racional e não impositiva.

Top Five – Cinco atitudes que podem mudar sua vida e alavancar sua carreira
Autor: Sérgio Mena Barreto
Editora: Alta Books
206 páginas
Onde encontrar: nas principais livrarias do Brasil

(Texto/Colaboração: Rafael Dias – Scritta)

Anúncios